A Coluna Financeira é um site dinâmico e sem enrolação, com foco em cartões de crédito, financiamentos, empréstimos e programas sociais.

Material mais resistente do mundo acabou de ser descoberto: 10 vezes mais que o segundo

Você sabia que o nitreto de boro hexagonal (h-BN) pode superar até mesmo o grafeno e o diamante? Esse material é super resistente e pode suportar 10 vezes mais pressão do que o grafeno, abrindo novas possibilidades para aplicações industriais e tecnológicas. O h-BN é um material bidimensional, composto por uma camada atômica de espessura.

Para entender melhor seu uso, ele teve uma breve utilização na indústria de cosméticos nos anos 40, mas foi abandonado devido ao alto custo de produção. Porém, na década de 90, com os avanços tecnológicos, foi possível a fabricação mais barata do material, desse modo, o h-BN volta ao mercado.

Boro Hexagonal e suas aplicações

Apesar de ser amplamente utilizado em cosméticos, devido a sua capacidade de absorção do excesso de sebo e de dispersar pigmentos de maneira uniforme, o material é utilizado como camada protetora em eletrônicos, graças ao seu excelente isolamento elétrico e resistência a altas temperaturas, suportando até 1000 ºC.

Ainda, a razão por trás da resistência mecânica extrema do h-BN era um mistério para os cientistas até recentemente. Porém, estudiosos de Cingapura e EUA, liderados por Yingchao, realizaram experimentos que duraram mais de 1.000 horas.

Os cientistas descobriram que, ao ser submetido a estresse, as fraturas do h-BN se ramificam, em vez de se propagar diretamente. Por essa razão, as probabilidades de quebras catastróficas são mínimas.

Revolução na indústria

Huajian Gao, um dos principais pesquisadores da área, explica que o h-BN pode revolucionar o desenvolvimento de materiais flexíveis e resistentes para eletrônica, como dispositivos médicos vestíveis e celulares dobráveis.

Vale ressaltar que, a estrutura hexagonal do h-BN, composta por átomos de nitrogênio e boro, contrasta com o grafeno, que possui apenas átomos de carbono. Essa diferença estrutural confere ao h-BN uma resistência superior, tornando-o ideal para aplicações que exigem durabilidade e flexibilidade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.