Melhor notícia para brasileiros que vão tirar a CNH foi anunciada: Fim do pagamento?
Na quarta-feira (7), uma excelente notícia trouxe esperança para muitos brasileiros: o fim da cobrança da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Este benefício é uma verdadeira virada de jogo para aqueles que desejam obter a CNH, mas enfrentam dificuldades financeiras devido aos altos custos que variam entre R$2.100 e R$3.800 e um processo que pode levar de 3 a 5 meses.
A novidade está associada ao programa CNH Popular, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT) e pelo Serviço Social do Transporte (SEST). Criado em 2011 e abraçado pelo Governo Federal e pelos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans), o programa oferece a CNH de graça para pessoas de baixa renda nas categorias A (moto) e B (carro).
Este ano, o Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) divulgou novas datas e cidades contempladas pelo programa. As cidades de Maracanaú, Limoeiro do Norte e Itapipoca foram recentemente incluídas. No Ceará, 25 mil cidadãos já se beneficiaram do CNH Popular, sendo 5 mil em Fortaleza e 20 mil nos outros 183 municípios.
Para garantir a CNH gratuita, os interessados devem seguir o processo de formação de condutores conforme a resolução nº 789/2020 do Contran. Isso inclui exames de aptidão física e mental, curso técnico-teórico, provas e aulas práticas. É essencial cumprir cada etapa dentro dos prazos estabelecidos para não perder o benefício.
O fim da cobrança da CNH representa uma grande oportunidade para muitos brasileiros. Se você se encaixa nas condições do programa, é hora de agir e aproveitar essa chance para obter sua CNH sem custos.