A Coluna Financeira é um site dinâmico e sem enrolação, com foco em cartões de crédito, financiamentos, empréstimos e programas sociais.

Melhor notícia para desempregados: Governo disponibiliza novo benefício

O governo do estado de São Paulo anunciou uma medida inovadora para apoiar aqueles que buscam uma nova oportunidade de trabalho em meio ao cenário de desemprego que o país enfrentou nos últimos anos.

De acordo com dados do governo federal, mesmo com uma leve queda no número de desempregados em 2023, ainda existem muitas pessoas em busca de emprego, enfrentando diversas dificuldades, especialmente nas grandes cidades.

Pensando em facilitar o acesso desses trabalhadores desempregados às oportunidades de emprego, o governo estadual de São Paulo lançou a iniciativa de oferecer transporte gratuito para esse público-alvo.

A medida abrange aqueles que foram demitidos há pelo menos 30 dias, até no máximo 180 dias. Os beneficiários terão acesso gratuito aos trens e metrôs por um período de 90 dias, o equivalente a três meses.

Como obter o benefício?

Para obter o benefício, é necessário apresentar uma credencial aos fiscais localizados nas catracas dos terminais. A credencial pode ser obtida presencialmente na estação Palmeiras-Barra Funda da CPTM, com atendimento de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 16h. 

Os documentos necessários para a emissão incluem RG (ou outro documento oficial com foto), CPF, carteira de trabalho (física ou digital) contendo o desligamento do funcionário e o documento de rescisão. Vale ressaltar que a credencial só pode ser emitida uma única vez e não é passível de renovação.

Gratuidade nos ônibus

Além disso, a gratuidade nos ônibus intermunicipais está disponível para aqueles que atendem a determinados requisitos, como morar ou ter trabalhado recentemente na região do ABC paulista, em São Mateus e Jabaquara na capital, ou no município de Mauá (ABC) para quem reside nas proximidades do Corredor Metropolitano ABD. 

A solicitação da carteirinha pode ser feita pelo telefone 4341-1175, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h. Os documentos necessários incluem carteira de trabalho física e original, comprovante de residência, carteira de identidade ou CNH, e documento de rescisão. Nesse caso, a gratuidade é destinada a quem está desempregado por um período entre 2 e 6 meses.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.