Mesário das eleições 2024: Como saber se você foi convocado?
Os mesários que atuarão nas eleições municipais deste ano já podem confirmar suas convocações desde o dia 7 de agosto. Esses cidadãos possuem a responsabilidade de receber os eleitores, colher assinaturas e liberar as urnas eletrônicas no dia do pleito. Além disso, devem comparecer aos treinamentos exigidos pela Justiça Eleitoral.
Para os designados a trabalhar em seções instaladas em estabelecimentos penais ou unidades de internação de adolescentes, o prazo de nomeação vai até 30 de agosto.
Como saber se fui convocado?
Os eleitores convocados podem verificar sua nomeação entrando em contato com o cartório eleitoral da região onde estão inscritos. A consulta pode ser feita diretamente no site da Justiça Eleitoral.
Assim, o eleitor será redirecionado para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) correspondentes. As listas com os mesários nomeados também serão divulgadas na seção “Área do Mesário” nos sites dos TREs.
Ainda, o prazo para recusa da nomeação já expirou. A lei eleitoral estipulava que os convocados tinham até cinco dias, a partir da publicação dos editais, para recusar o chamado. Para quem apresentou a recusa no prazo, a resposta deve ser recebida em até dois dias, com possibilidade de recurso junto ao TRE.
Vagas disponíveis
Os eleitores que desejam voluntariar-se para trabalhar como mesários ainda podem se inscrever pelo aplicativo e-Título ou entrando em contato com o cartório eleitoral.
Por fim, a nomeação será analisada pelo juiz responsável, considerando a disponibilidade de vagas. Os mesários têm direito a dois dias de folga por cada dia de trabalho nas eleições, além de auxílio-alimentação.