Ministro determina carro chefe para resgatar o Rio Grande do Sul
O Ministro do Turismo, Celso Sabino, pronunciou-se sobre a importância do setor turístico na reconstrução econômica do Rio Grande do Sul. Esse pronunciamento aconteceu após o apoio emergencial às vítimas das inundações que assolaram o estado. A audiência na Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados delineou uma série de ações destinadas a impulsionar o turismo na região e fornecer suporte aos empreendedores locais.
Uma das medidas anunciadas foi a liberação de R$ 100 milhões do Fundo Geral do Turismo (Fungetur) para financiar reformas, capital de giro e aquisição de equipamentos voltados para o setor turístico gaúcho.
Além disso, o ministro destacou que as emendas parlamentares destinadas a obras no estado já foram devidamente pagas.
Campanha “Não cancele, reagende”
Para manter a perspectiva de retomada do turismo após a crise, foi lançada a campanha “Não cancele, reagende”, incentivando os turistas a adiarem suas viagens ao Rio Grande do Sul.
Sabino também abordou a questão dos aeroportos, informando que uma colaboração com o Ministério de Portos e Aeroportos está em andamento para restabelecer as conexões aéreas na região, especialmente diante da interdição do Aeroporto Salgado Filho.
O governo federal tem agido para operar em aeroportos alternativos, aumentando gradualmente a oferta de assentos, visando recuperar até 50% da capacidade até o final do mês.
Aeroporto Comercial
Uma medida excepcional foi anunciada pelo ministro: a transformação temporária da Base Aérea de Canoas em um aeroporto comercial, visando atender às necessidades de transporte aéreo na região. Um shopping próximo servirá de suporte para o check-in dos passageiros, que serão transportados de ônibus até a pista da base para os voos das principais companhias aéreas do país.
Além disso, a operação em aeroportos regionais, como os de Canela e Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, também será ampliada.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, endossou o compromisso do governo em fornecer um tratamento especial ao Rio Grande do Sul no processo de recuperação pós-tragédia. O estado estará em destaque no Salão Nacional do Turismo, programado para ocorrer em agosto no Rio de Janeiro.