Moradores do RS tem Bolsa Família antecipado para todos os NIS final 1 ao 0
Os beneficiários do Bolsa Família residentes no Rio Grande do Sul poderão sacar o benefício antes do prazo previsto no calendário oficial. A antecipação, válida para todos os NIS de 1 a 0, é uma resposta às fortes chuvas que atingem o estado, causando desastres climáticos significativos.
Pelo menos 134.331 pessoas foram forçadas a abandonar suas casas no Rio Grande do Sul devido aos efeitos das chuvas, que provocaram enchentes e o rompimento de barragens. Além das perdas materiais, o estado já contabiliza 83 mortes até o momento, resultando em uma situação de emergência e grande necessidade de assistência.
Para apoiar as famílias afetadas, o governo federal anunciou a antecipação do Bolsa Família para os moradores do Rio Grande do Sul. Com isso, os beneficiários terão acesso ao valor no dia 17 de maio, primeiro dia do cronograma de pagamentos do mês, sem precisar aguardar as datas específicas do calendário.
A medida tem como objetivo proporcionar alívio financeiro às famílias em situação de vulnerabilidade, permitindo que elas tenham recursos para necessidades imediatas decorrentes do desastre. Não será necessário realizar qualquer solicitação para receber o benefício antecipado, pois ele será depositado automaticamente nas contas dos beneficiários.
A antecipação do Bolsa Família é uma das ações adotadas para amenizar os impactos das chuvas no Rio Grande do Sul. Outras medidas estão sendo estudadas para ajudar as famílias que tiveram suas vidas interrompidas pela catástrofe climática.
Os moradores do Rio Grande do Sul afetados pelas chuvas devem verificar suas contas para confirmar o depósito antecipado do benefício. A previsão é que essa antecipação contribua para a recuperação das famílias, oferecendo um suporte financeiro emergencial neste momento crítico.