Moto indiana está com novo motor que gasta menos, mais potente e promete dominar o Brasil
A Bajaj anunciou recentemente uma nova mudança na linha da Dominar 400, com uma atualização em seu motor. O modelo é um dos mais populares da marca no Brasil e sua mudança foi impulsionada pelas novas normas de emissões, como o Euro 5 na Europa e o BS6 na Índia, que agora influenciam diretamente a homologação de veículos no mercado brasileiro.
Antes, a Dominar 400 vinha equipada com um motor que utilizava três velas de ignição. Porém, com as mudanças ambientais, a Bajaj decidiu adotar uma configuração de motor com apenas uma vela de ignição.
Conforme a fabricante, essa mudança visa atender às exigências de funcionamento estequiométrico, em relação ao ar/combustível de 15:1, para uma conversão mais eficiente das emissões, especialmente quando falamos de Óxidos de Nitrogênio (NOx).
Como isso afeta o desempenho?
Apesar de ser uma mudança significativa no sistema de ignição, a potência do motor da Dominar 400 deve permanecer inalterada. O modelo continua a ser movido por um motor monocilíndrico, arrefecido a líquido, com 373 cc, entregando 40 cv de potência a 8.800 rpm e 3,5 kgf.m de torque a 6.500 rpm.
Este motor é acoplado a um câmbio de 6 velocidades, com embreagem assistida e deslizante, garantindo uma condução suave e eficiente.
Perspectivas Futuras
A Bajaj sinaliza que novas mudanças podem estar a caminho para a Dominar 400 no exterior, o que pode refletir em futuras atualizações para o mercado brasileiro.
A empresa segue comprometida em aliar inovação tecnológica e conformidade ambiental, mantendo a Dominar 400 como uma opção robusta e eficiente para os entusiastas de motocicletas no Brasil.