Nubank prepara investimento milionário em unidade do México
O Nubank, conhecido por sua atuação disruptiva no mercado financeiro, está se preparando para um investimento milionário em sua unidade no México. Com um aporte de US$100 milhões, equivalente a cerca de R$526 milhões, a fintech totalizará um investimento de US$1,4 bilhão na operação mexicana.
Esse investimento faz parte da estratégia de crescimento da empresa no país latino-americano. Os recursos serão direcionados para a expansão da carteira de crédito e para fortalecer a presença do Nubank em todos os segmentos do mercado financeiro mexicano.
Atualmente, o Nubank oferece uma gama de serviços no México, incluindo cartão de crédito, conta digital, empréstimo pessoal, remessas de dinheiro para os Estados Unidos e transações financeiras por meio das lojas Soriana.
Iván Canales, diretor geral do Nu México, ressalta o compromisso de longo prazo da empresa com o país. Enquanto isso, Cristina Junqueira, cofundadora e diretora de Crescimento do Nubank, enfatiza o compromisso da empresa em oferecer soluções financeiras inovadoras e acessíveis para todos os mexicanos.
A operação do Nubank no México é realizada por meio de uma instituição financeira popular (sofipo), onde a empresa estima deter 51% do capital contábil de todo o setor até março de 2024. Com 5,5 milhões de clientes em janeiro deste ano, o México representa o segundo maior contingente de clientes do Nubank, ficando atrás apenas do Brasil, onde a empresa está próxima dos 90 milhões de clientes.
Os recursos para esse investimento no México e em outros países, como a Colômbia, vêm em parte dos recursos captados na oferta pública inicial de ações (IPO) realizada pelo Nubank em 2021, movimentando US$ 2,3 bilhões na época. Enquanto isso, a operação brasileira, a mais antiga, continua a ser lucrativa.