O que é preciso para ser dono de um banco?
O que mais tem no Brasil é uma variedade de instituições financeiras. Não há dúvidas, que ser um proprietário de um banco, independente do seu tamanho, é uma posição de grande relevância em qualquer lugar do mundo. No entanto, a pergunta que fica: Quem pode ser dono de um banco?
Para ser dona de um banco precisa, antes de tudo, atender aos requisitos legais e regulatórios estabelecidos pelas autoridades competentes. Isso significa, a princípio, que cidadãos brasileiros, independentemente de sua origem ou ocupação, têm a oportunidade de possuir e gerir um banco.
Aparentemente, para ser dono de um banco parece acessível, porém é preciso estar atento aos critérios necessários para ocupar essa posição.
Como posso ser dono de um banco?
No geral, qualquer pessoa física, desde que seja natural do Brasil, tem a possibilidade de ser proprietária de um banco. Contudo, para uma pessoa estrangeira poder adquirir essa posição precisa, antes de tudo, obter uma autorização presidencial, por meio de um decreto presidencial.
Além disso, outra forma de ter um banco é adquirir a propriedade de um banco já existente, por meio de um processo conhecido como “fusão”. Essa modalidade não é nova e ocorre com frequência no Brasil.
Outro ponto importante, empresas podem ser donas de bancos. Contudo, é importante ressaltar que as responsabilidades legais normalmente recaem sobre uma pessoa física e raramente sobre uma pessoa jurídica.
Para maiores detalhes, o Cristiano Malucelli, presidente do Paraná Banco, em sue vídeo esclarece alguns aspectos fundamentes acerca desse assunto.
Agora que você já sabe com funciona, não perca a chance de aprofundar seus conhecimentos sobre esse fascinante mundo. Assim, os detalhes podem ser conferidos no vídeo a baixo.