O que é um MEI e como funciona?
Para ter um MEI e obter um CNPJ é fácil, mas como tudo na vida precisa de responsabilidade par ter em dia o pagamento, como realizar o pagamento da guia DAS MEI, declarações anuais e emitir notas fiscais para outro CNPJ. Entretanto, entas de abrir uma conta MEI é preciso ter em mente o que é e como funciona.
MEI significa Microeemprendedor Individual, ou seja, um profissional autônomo. Nesse sentido, quando alguém decide se cadastrar como um, precisa, necessariamente, ter um CNPJ, ou seja, ter facilidades com a abertura de conta bancária, no pedido de empréstimos e na emissão de notas fiscais, além de ter obrigações e direitos de uma pessoa jurídica.
Como posso ser MEI?
Para ser registrado como Microempreendedor Individual, a área de atuação do profissional precisa estar na lista oficial da categoria, além de cumprir alguns requisitos.
- Faturar até R$ 81 mil por ano ou 6 mil por mês;
- Não ter participação em outras empresas como sócio ou titular;
- Ter no mínimo um empregado contratado que receba o salário-mínimo ou o piso da categoria.
Ao se tornar MEI, há diversas vantagens a considerar. Para se um MEI, a pessoa terá direito a benefícios como auxílio-maternidade, afastamento remunerado por problemas de saúde e aposentadoria. Além disso, ao se enquadrar no Simples Nacional, a pessoa ficará isento de tributos federais, como Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL.
Ao possuir um CNPJ, a pessoa poderá abrir uma conta bancária e ter acesso a linhas de crédito com taxas mais baixas. Além dos benefícios e direitos mencionados, ter um CNPJ também permite ter um endereço comercial fixo, o que facilita a conquista de novos clientes.