Operadora de telefonia vai passar a ofertar produtos de crédito: BC aprovou licença de serviços financeiros
As operadoras de telefonia estão cada vez mais envolvidas no setor financeiro, e visam expandir seus negócios além dos serviços tradicionais de comunicação. Assim, a Vivo, por exemplo, obteve uma recente licença do Banco Central para operar como fintech, e isso permitirá à empresa lançar, nos próximos 12 meses, novos produtos financeiros.
Contas digitais e serviços de crédito estão inclusos. Atualmente, a Vivo já oferece opções como Parcela Pix e antecipação do saque-aniversário do FGTS. Desde 2020, a Vivo atua no mercado de empréstimos pessoais, com uma carteira que atingiu R$ 446 milhões até junho deste ano.
O que diz a Vivo?
Segundo Leandro Coelho, diretor da Vivo Fintech, a licença do Banco Central permitirá à empresa reduzir custos operacionais e oferecer maior flexibilidade no desenvolvimento de novos produtos, além de possibilitar uma gestão autônoma de seu portfólio.
A contratação dos serviços financeiros da Vivo é facilitada pelo próprio aplicativo da operadora, o que elimina a necessidade de downloads adicionais. Os serviços são apresentados aos usuários conforme sua elegibilidade, de forma integrada ao app já utilizado para outras funcionalidades da Vivo.
Outras operadoras
A Claro também está inserida no mercado financeiro, oferecendo a Claro pay, sua carteira digital. Através deste aplicativo, os clientes têm acesso a crédito pessoal e uma gama de serviços financeiros, como pagamentos via QR Code Pix, transferências, depósitos por boleto e quitação de contas com código de barras.
Esses serviços são disponibilizados em parceria com empresas especializadas no setor de crédito.
Em relação à Tim, a operadora optou por não comentar sobre suas possíveis iniciativas no mercado financeiro, mantendo suas estratégias futuras sob sigilo.