Palácio do Planalto vai investir R$ 1 milhão em pista para receber carros voadores
A Presidência da República anunciou um novo investimento no Palácio do Planalto que promete facilitar os deslocamentos do presidente Lula e da primeira-dama Janja. Trata-se da construção de um moderno heliponto, orçado em R$1 milhão de reais, que substituirá o antigo campo de pouso de helicópteros.
O projeto, elaborado pelo Gabinete de Segurança Institucional, tem como objetivo principal adaptar a estrutura para receber aeronaves maiores e mais potentes. A reforma incluirá uma pista de acesso para automóveis, localizada nos fundos do Palácio.
Além de modernizar as instalações existentes, o novo heliponto será preparado para receber os chamados “futuros vetores” de transporte, como os carros voadores. Estudos técnicos indicam que a estrutura será adequada para a chegada desses veículos aéreos, incluindo o eVTOL (Electric Vertical Takeoff and Landing) da Embraer.
A expectativa é que o heliponto seja concluído em seis meses. Com capacidade para suportar aeronaves de até cinco toneladas, a nova infraestrutura será essencial para acompanhar os avanços tecnológicos no transporte aéreo.