Passaporte mais forte do mundo não precisa de visto para entrar em quase 200 países
O passaporte de Singapura é atualmente o mais poderoso do mundo, permitindo a entrada sem visto em impressionantes 195 países. Esta informação faz parte do ranking da Henley & Partners, empresa britânica especializada em cidadania e residências internacionais. Publicado trimestralmente, o ranking avalia a liberdade de viagem com base na quantidade de países que aceitam os titulares sem necessidade de visto.
A Henley & Partners, responsável pela lista há 19 anos, utiliza dados da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) para compilar o ranking. A avaliação considera 199 passaportes e 227 destinos. Quanto maior o número de países que aceitam um passaporte sem visto, mais elevado é seu status no ranking.
O segundo lugar é compartilhado por cinco países: Alemanha, Espanha, França, Itália e Japão, todos com acesso sem visto a 192 países. Em terceiro, Áustria, Coreia do Sul, Finlândia, Holanda, Irlanda, Luxemburgo e Suécia têm entrada livre em 191 países.
O Brasil ocupa a 17ª posição, com acesso sem visto a 171 países, empatando com Andorra e Argentina. Cidadãos dos três países podem circular pelo Mercosul utilizando documentos nacionais, facilitando viagens na região.
No extremo oposto, os passaportes menos poderosos, como os do Iémen e Paquistão, permitem a entrada em apenas 33 países. O Iraque e a Síria seguem com acesso limitado a 31 e 28 países, respectivamente. O Afeganistão, por sua vez, fecha a lista com entrada em apenas 26 países.
Christian H. Kaelin, presidente da Henley & Partners, observa que, embora a liberdade de viagem tenha aumentado, a desigualdade entre os passaportes mais e menos poderosos está crescendo. A disparidade entre os primeiros e os últimos colocados nunca foi tão grande, refletindo uma crescente desigualdade na mobilidade global.