A Coluna Financeira é um site dinâmico e sem enrolação, com foco em cartões de crédito, financiamentos, empréstimos e programas sociais.

Passo a passo para recorrer a uma multa de trânsito

Receber uma multa de trânsito gera transtornos envolvendo despesas consideráveis e impacto nos pontos da CNH. Mas caso o condutor acredite que ocorreu um erro no registro da infração, existem maneiras de contestar essa penalidades.

Recorrer a uma multa de trânsito exige conhecimento dos procedimentos e prazos. Para isso, é necessário conhecer as regras para o processo estabelecidas pelo órgão emissor da multa e entender as condições para possível conversão em advertência. 

Quando Recorrer:

Os primeiros passos para recorrer, são identificar possíveis erros ou inconsistências na infração e o órgão responsável pela emissão da multa. Após essa etapa, casos em que a cobrança se revela indevida, há a possibilidade de abrir um recurso contra o órgão emissor para revisão da infração. A solicitação do recurso só pode ser ser feita pelo proprietário do veículo, seja pessoa física ou jurídica.

Recorrendo via Detran:

Para multas emitidas pelo Detran, o procedimento pode ser realizado pelo site. O prazo para iniciar o processo, é  de 30 dias após o recebimento da multa. E pode ser feita seguindo os seguintes passos:

  • Acessar o site do Detran estadual.
  • Efetuar login na conta pessoal.
  • Acessar a seção de “Infrações”.
  • Selecionar “Defesa”.
  • Especificar o tipo de recurso/defesa e fornecer as informações necessárias.

Conversão em Advertência:

Em casos de infrações leves ou médias e ausência de notificações nos últimos 12 meses, é possível converter a multa em advertência. Em alguns estados, a conversão é automática; caso contrário, a solicitação pode ser feita diretamente ao DNIT, onde deve ser preenchido um Formulário de Solicitação de Advertência para facilitar esse processo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.