Pix Automático será lançado apenas em junho de 2025
Na última segunda-feira (22), o Banco Central (BC) informou que o Pix Automático só estará disponível para a população a partir de 16 de junho 2025. Previsto para entrar em operação em outubro de 2024, o lançamento da modalidade de pagamento foi adiado para permitir um ajuste mais refinado para atender melhor às necessidades dos usuários e evitar maiores problemas com o modo.
Em nota, o BC destacou os benefícios que a novidade trará para a população. Segundo o a autoridade monetária, o Pix Automático trará ainda mais comodidade, e oferecerá uma alternativa de pagamento sem ficções. Ainda, com uma autorização prévia do dispositivo de acesso, poderá ser realizado débitos periódicos automáticos, sem a necessidade de autenticação para cada transação.
Mensalidades escolares, academias, condomínios, clubes sociais, planos de saúde, serviços de streaming e portais de notícias estão entre os pagamentos que poderão ser feitos automaticamente.
Mais facilidade para quem recebe
O Pix Automático irá ter benefícios significativos para os recebedores. Segundo o BC, a nova funcionalidade potencializará a eficiência e diminuirá os procedimentos de cobrança a fim de reduzir a inadimplência.
Segundo o Banco Central, a operação independe de convênios bilaterais, como ocorre com o débito em cota, e utiliza uma infraestrutura já criada para o funcionado do Pix. Vale ressaltar que os procedimentos operacionais pela autoridade também deve facilitar a implantação e aumentar a competição no mercado.