A Coluna Financeira é um site dinâmico e sem enrolação, com foco em cartões de crédito, financiamentos, empréstimos e programas sociais.

PIX é mais utilizado em compras pela internet do que cartões de crédito

O Pix, sistema de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central em 2020, está prestes a superar os cartões de crédito como a principal forma de pagamento online no Brasil. Segundo um estudo da Ebanx, divulgado na última segunda-feira (9), o Pix deve assumir a liderança já no próximo ano, antecipando a projeção inicial, que previa esse cenário apenas em 2026.

O levantamento, baseado em dados da PCMI, mostra que o Pix deverá dominar 44% do mercado de pagamentos online até 2025, enquanto os cartões de crédito devem ficar com 41%. 

O sucesso do Pix se deve à sua praticidade, oferecendo transações instantâneas e gratuitas, o que atraiu milhões de brasileiros para o sistema financeiro. Até o final de 2022, 71,5 milhões de pessoas já estavam utilizando o Pix para transferências ou compras.

Novas funcionalidades

Além disso, o Banco Central planeja expandir as funcionalidades do Pix, incluindo a opção de parcelamento, o que pode intensificar a concorrência com os cartões de crédito. Mesmo com essa previsão de crescimento, a diretora de desenvolvimento de mercados da Ebanx, Juliana Etcheverry, acredita que os cartões de crédito continuarão relevantes, graças aos investimentos da indústria em novos protocolos e recursos.

A popularidade do Pix se reflete no volume de transações. Na última sexta-feira, o sistema bateu um recorde, com 227,4 milhões de transações realizadas em um único dia. Apesar do declínio na participação dos cartões de crédito no e-commerce, que caiu para 49% em 2023, ambos os meios de pagamento seguirão disputando espaço no mercado nos próximos anos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.