A Coluna Financeira é um site dinâmico e sem enrolação, com foco em cartões de crédito, financiamentos, empréstimos e programas sociais.

PIX por aproximação: Clientes do Itaú já podem usar função a partir deste mês

Os correntistas do Itaú Unibanco terão acesso ao PIX por aproximação até o final de novembro, antecipando-se ao Banco Central, que havia previsto o lançamento da funcionalidade para fevereiro de 2025. A medida coloca o Itaú ao lado do C6 Bank e do PicPay, que também lançaram a novidade antes do prazo oficial. O Banco do Brasil ainda realiza testes para disponibilizar o serviço.

A tecnologia permite pagamentos rápidos e seguros entre maquininhas e dispositivos compatíveis com NFC, como celulares e smartwatches, sem a necessidade de QR Codes ou chaves. A transação pode ser realizada com qualquer maquininha habilitada para NFC ou com as “Laranjinhas” do Itaú, que já aceitam o PIX por aproximação para clientes de diferentes bancos. O Google Pay, por enquanto, é a única carteira digital cadastrada no Banco Central que oferece suporte à função, mas a Apple e a Samsung também podem se inscrever.

Para garantir a segurança, o Banco Central estabeleceu um limite de R$ 500 por transação e exige a senha do aparelho em cada pagamento. Segundo Mario Miguel, diretor de pagamentos para Pessoa Física do Itaú, o objetivo é oferecer aos clientes uma experiência fluida e prática, semelhante ao uso de cartões por aproximação.

Além disso, o Itaú também se antecipará no lançamento do PIX automático, que permitirá agendar pagamentos recorrentes, como contas de consumo. Com início previsto para janeiro de 2025 para clientes PJ, a solução oferece flexibilidade de agendamento e facilita o recebimento, uma vez que elimina a necessidade de convênios com várias instituições financeiras.

De acordo com pesquisa do Datafolha para a Abecs, o uso de pagamentos por aproximação já representa 61,1% das transações, destacando a popularidade e a praticidade do método entre os consumidores brasileiros.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.