PIX terá novidades incluindo as modalidades offline, parcelado e internacional; confira as mudanças
Com transações imediatas, o PIX já é o participal queridinho dos brasileiros, sendo o modo de pagamento mais utilizado. Agora, o Banco Central anunciou algumas novas funções no sistema, o que permite uma maior popularização entre os consumidores.
Entre as novidades que serão implementadas estão o pagamento automático, parcelado, internacional e até mesmo por aproximação.
Confira a seguir mais detalhes sobre as novidades e cada uma das funções que estão sendo avaliadas pelo Banco Central.
Mudanças no PIX
Atualmente, alguns bancos oferecem a opção de parcelamento de pagamentos via Pix, mas essa função ainda não foi oficialmente regulamentada pelo Banco Central. A regulamentação é esperada em breve.
As modalidades de parcelamento disponíveis incluem o crédito pessoal, onde o banco oferece um limite extra para parcelar pagamentos via Pix, e o débito na fatura do cartão de crédito, onde o cliente utiliza o crédito do cartão para parcelar pagamentos e o valor é debitado na fatura.
Com a regulamentação futura, essa facilidade poderá ser oferecida por todos os bancos, com regras definidas pelo Banco Central.
Pagamentos internacionais
O Banco Central considera o desenvolvimento da modalidade de pagamentos instantâneos via Pix para instituições financeiras estrangeiras uma prioridade.
Isso facilitará o pagamento de contas entre empresas e compras internacionais, mas a data de lançamento ainda não foi oficialmente definida.
Pix automático
Uma nova função do Pix permitirá pagamentos automáticos sem autenticação a cada transação, necessitando apenas de uma liberação inicial. Isso facilitará pagamentos regulares, como faturas, que poderão ser agendados e liberados automaticamente.
O Banco Central também está estudando outras funcionalidades, como o Pix offline e o Pix por aproximação, mas a maioria delas continua em fase de teste ou desenvolvimento, sem datas de lançamento definidas.