Por que a conta de luz está ficando cada vez mais cara?
O aumento alarmante no consumo de energia elétrica no Brasil tem gerado preocupações sobre um possível encarecimento nas contas de luz. Com recordes de demanda, impulsionados pela onda de calor e pela proposta da Aneel de repassar custos aos consumidores, a população aguarda ansiosa por definições após a fase de consulta pública.
O aumento da demanda energética é um fator determinante para isso. O calor extremo, atribuído às mudanças climáticas, gerou um recorde histórico de consumo de energia elétrica, atingindo 101.475 MW no Sistema Interligado Nacional. O uso constante de dispositivos para amenizar o calor foi apontado como a principal razão para esse aumento expressivo na carga de energia.
Além disso, a proposta da Agência Nacional de Energia Elétrica em relação à Conta de Desenvolvimento Energético também contribui para essa preocupação. Com um orçamento de aproximadamente R$37,2 bilhões para o próximo ano, 88% desse montante podem ser repassados aos consumidores de energia elétrica. A proposta visa incluir taxas adicionais nos boletos de energia, caso seja aprovada após a fase de consulta pública.
A CDE, responsável por custear políticas públicas no setor de energia, tem diversas fontes de recursos, como multas, sobras de subsídios e investimentos do Tesouro Nacional. No entanto, a possibilidade de repassar a maior parte desses custos aos consumidores é motivo de preocupação e questionamento.
É importante ressaltar que, atualmente, essa proposta ainda está em discussão na fase de consulta pública. Os cidadãos têm a oportunidade de opinar sobre o assunto por meio do site da Aneel, antes de sua aprovação.