Por que o Banco Real fechou?
O grupo Santander andou surpreendendo ao anunciar que adotará uma marca única no Brasil, isso significa deixar a identidade do Banco Real e do Banespa. Essa unificação das marcas ocorrerá nos próximos três anos, e até lá, tudo continuará inalterado.
A estratégia que o banco adotará indica um foco maior na quantidade de atendimento em vez da qualidade, seguindo a abordagem de seus principais concorrentes, Bradesco e Itaú. Essa mudança pode trazer impactos relativamente positivos para a instituição, o banco prevê que perderá entre 3% e 5% dos clientes que eram associados ao Banco Real.
Em meio a esse cenário um tanto incerto, quem pode se beneficiar é o Unibanco. Acredita-se que o Unibanco também se lançará em busca de oportunidades de fusões e aquisições para fortalecer sua posição no mercado.
Mudanças
Com um novo foco, sendo direcionado na quantidade de atendimento em vez da qualidade, considera-se que essa mudança no setor bancário brasileiro pode redefinir a dinâmica competitiva e a oferta de serviços aos clientes.
Desse modo, a busca por maior eficiência e ganhos de escala pode ser positiva para as instituições financeiras, mas também levanta questões sobre como a qualidade do atendimento será conservada em um ambiente altamente competitivo.
Não somente isso, nos próximos anos, a consolidação do mercado pode ser uma tendência, com bancos buscando fortalecer suas operações e ampliar sua cartela de clientes para enfrentar os desafios e oportunidades.
Essa decisão, sobretudo, sinaliza uma nova forma de negociar no mercado bancário. As mudanças, contudo, não serão bruscas, esse movimento pode ser observado pelos investidores, participantes dos setores e, principalmente, pelo cliente.