Portugal deixa outros países para trás e vira referência na produção de energia com ondas do mar
Portugal pode se considerar pioneiro na produção de energia limpa, graças ao recente projeto da Eco Wave Power. A empresa, especializada em converter o movimento de ondas do mar em eletricidade, anunciou o início da construção de sua primeira instalação em escala de megawatts no Porto, no norte do país. Este avanço é considerado importante para expandir a capacidade de produção de energia renovável.
A tecnologia da Eco Wave Power, utiliza flutuadores presos a estruturas costeiras, que se movem com as ondas do mar e acionam pistões hidráulicos para gerar energia. Um dos diferenciais dessa inovação é a capacidade de operar 24 horas por dia, adaptando-se a condições adversas, tornando uma solução eficiente e segura.
Quais são os projetos da empresa?
Em 2016, a Eco Wave Power lançou a primeira instalação conectada à rede em Gibraltar, que operou com sucesso por seis anos antes de ser transferida para os Estados Unidos. Desse modo, mesmo no ano passado, uma nova instalação foi conectada à rede em Israel, no porto de Jaffa.
No projeto em Portugal, a empresa dá um passo significativo, já que será a primeira estação comercial de 1 MW do mundo. O projeto português foi anunciado ainda em 2020, e finalmente conseguiu aprovação em março de 2023.
O objetivo é, além da estação de energia, abrigar um museu e um centro educacional, abertos ao público, dedicados à energia das ondas. A construção deve começar nos próximos dois anos, com planos de expansão para quatro locais, atingindo uma capacidade total de 20 megawatts.