A Coluna Financeira é um site dinâmico e sem enrolação, com foco em cartões de crédito, financiamentos, empréstimos e programas sociais.

Principais formas de sacar o seguro desemprego em 2024

No complexo panorama econômico atual, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) continua a ser uma tábua de salvação para trabalhadores enfrentando mudanças profissionais. Contrariando a crença popular, os recursos do FGTS não se limitam apenas às situações de demissão. Em 2024, diversas formas alternativas de sacar esse fundo continuam a ser uma importante rede de segurança financeira para muitos.

Com nove alternativas distintas, o trabalhador com saldo no FGTS tem uma variedade de opções para resgatar seu montante. Desde demissões sem justa causa até aquisições de imóveis, passando por questões de saúde sérias, como doenças graves e estágios terminais, as possibilidades se estendem a situações específicas, incluindo três anos sem carteira assinada, idade igual ou superior a 70 anos e saques por conta inativa por período similar.

Uma modalidade introduzida após alterações legislativas em 2019, o Saque-Aniversário, permitiu aos trabalhadores retirar anualmente parte do saldo do FGTS, variando entre 5% e 50%, porém com a contrapartida de abrir mão do direito ao saque total em caso de demissão sem justa causa, ficando restrito à multa rescisória de 40%.

A acessibilidade aos saques do FGTS é agora totalmente digital, disponível através do aplicativo FGTS, facilitando a verificação de saldo, atualização de informações cadastrais e solicitação de saques sem a necessidade de atendimento presencial em uma agência da Caixa. A plataforma possibilita o upload de documentos, conduzindo o trabalhador por todo o processo de forma simples e ágil.

Para quem tem direito ao FGTS, a abrangência é ampla, incluindo desde trabalhadores com contrato formal regido pela CLT até domésticos, rurais, temporários, intermitentes, entre outros.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.