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Projeto quer forçar Uber a dar corridas gratuitas

A Uber, reconhecida como um dos aplicativos de corrida mais eficientes globalmente, tornou-se uma alternativa viável para milhares de usuários em busca de preços acessíveis, superando muitas vezes a opção de transporte público. Hoje, exploraremos a polêmica em torno da possível obrigatoriedade de motoristas da Uber oferecerem corridas gratuitas.

A crescente popularidade dos aplicativos de corrida, como a Uber, como uma alternativa ao transporte público é evidente devido a diversos fatores atrativos. 

A praticidade e a conveniência oferecidas pelos aplicativos destacam-se, permitindo que os usuários solicitem uma viagem com poucos toques na tela do celular, eliminando a necessidade de aguardar em filas ou depender de horários e rotas pré-determinadas.

Além disso, a sensação de segurança desempenha um papel crucial. Os aplicativos fornecem informações detalhadas sobre os motoristas, incluindo avaliações de outros usuários, gerando confiança durante a viagem. 

A qualidade do serviço e a possibilidade de escolher entre diferentes tipos de veículos contribuem para a preferência por esses aplicativos.

Embora o custo possa ser superior ao transporte público, muitos consideram que a comodidade, segurança e eficiência dos aplicativos de corrida justificam o investimento adicional, tornando-os uma opção atraente para deslocamentos diários.

Corridas de graça com Uber

Em meio aos debates sobre os altos custos de algumas viagens de aplicativo, surge um projeto que propõe corridas gratuitas na Uber, chamando a atenção em todo o país. 

Proposto pelo deputado Marcos Soares, o projeto sugere que os motoristas devem sempre ter troco disponível para casos de pagamento em dinheiro. Se o motorista não dispuser de troco, a viagem seria gratuita para o passageiro.

Segundo o autor do Projeto de Lei, a intenção é proteger os direitos dos consumidores, evitando situações em que eles possam ser prejudicados pela falta de troco. Caso o projeto se torne lei, cerca de 800 mil profissionais da Uber teriam que se adequar a essa exigência de manter troco disponível.

No entanto, a proposta foi rejeitada pela Comissão de Viação e Transportes, que argumenta que ela interfere nas operações das plataformas de corrida. 

O relator do texto na CVT, Mauricio Marcon, destaca que a falta de troco é uma ocorrência comum em estabelecimentos comerciais, não se restringindo apenas ao transporte por aplicativo.

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