Próxima década terá 7 eclipses totais do Sol; Saiba os locais e quando será
O eclipse solar total foi um espetáculo raro que capturou diversos olhares na América do Norte e em pontos específicos do Atlântico e Pacífico no início de abril. Esse é o fenômeno em que a lua se alinha perfeitamente entre a Terra e o Sol, bloqueando completamente a luz solar.
Apesar disso, a espera para observar novamente um eclipse solar total é um sonho distante. O próximo evento desse fenômeno no Brasil deve acontecer somente em agosto de 2045.
Ainda, apenas algumas regiões do país poderão observar esse raro fenômeno, já que os eclipses totais ocorrem em faixas estreitas de aproximadamente 360 quilômetros.
Após 2045, os brasileiros só terão outra oportunidade em 2125. Contudo, não faltarão eclipses parciais no horizonte, com eventos marcados para 6 de fevereiro de 2027, 26 de janeiro de 2028 e 20 de março de 2034.
Próximos eclipses solares
No cenário global, a próxima década será rica em eclipses solares totais, com sete eventos previstos:
2026 – Ilhas e Península Ibérica
Em 12 de agosto de 2026, a Europa verá seu primeiro eclipse solar total em 27 anos. O evento coincidirá com o pico da chuva de meteoros Perseidas e será visível em partes da Rússia, Groenlândia, Islândia e Espanha, embora a maior parte do fenômeno ocorra sobre o mar.
2027 – Mar Mediterrâneo e Península Arábica
Marcado para 2 de agosto de 2027, poderá ser visto em várias regiões ao redor do sul do Mar Mediterrâneo, incluindo Espanha, Gibraltar, Marrocos, Argélia, Tunísia, Líbia, Egito, Sudão, Arábia Saudita, Iêmen, Somália e o Território Britânico do Oceano Índico. Luxor, no Egito, é apontado como um local privilegiado para a observação, com a expectativa de ser visto por cerca de 89 milhões de pessoas.
2028 – Austrália
Em 22 de julho de 2028, partes remotas da Austrália, incluindo Sydney, e algumas áreas da Nova Zelândia poderão observar a totalidade do eclipse. O fenômeno também será visível nas Ilhas Christmas e Ilhas Cocos.
2030 – África e Austrália
Em 25 de novembro de 2030, um novo eclipse solar total ocorrerá, com a totalidade sendo visível em partes da Namíbia, Botsuana, África do Sul, Lesoto e Austrália, contemplando aproximadamente 11 milhões de pessoas.
2031 – Oceano Pacífico
Um eclipse híbrido, que combina características de um eclipse solar total e anular, ocorrerá em 14 de novembro de 2031. Embora a maior parte do fenômeno seja observada sobre o oceano Pacífico, um anel de fogo será visível por 25 segundos nas costas do Panamá.
2033 – América do Norte
Marcado para 30 de março de 2033, este eclipse será visível em algumas regiões do Alasca e também na Rússia. O evento ocorrerá próximo ao horizonte, oferecendo uma oportunidade única de observar tanto o eclipse quanto as auroras boreais.
2034 – África e Ásia
Em 20 de março de 2034, 109 milhões de pessoas em 13 países da África central e do Sul da Ásia poderão observar um eclipse solar total. O fenômeno passará por regiões como Benim, Nigéria, Camarões, Chade, Sudão, Egito, Arábia Saudita, Kuwait, Irã, Afeganistão, Paquistão, Índia e China.