Quais as diferenças entre PIX e DREX?
O Banco Central do Brasil está inovando mais uma vez com o lançamento de dois sistemas revolucionários: PIX e DREX. Enquanto o PIX já está em pleno funcionamento, proporcionando transações instantâneas, o DREX, moeda digital oficial do Brasil, ainda aguarda sua implementação. Ambos visam modernizar e simplificar as transações financeiras no país.
Dessa forma, preparamos a matéria abaixo para te explicar com detalhes qual é a diferença entre os dois sistemas. Leia abaixo!
O que é o PIX?
O PIX, pagamento instantâneo brasileiro, já está em uso e se destaca por sua rapidez, disponibilidade 24 horas por dia e baixo custo tanto para pessoas físicas quanto jurídicas.
Criado para aumentar a eficiência do mercado, reduzir custos e promover a inclusão financeira, o PIX se integra facilmente a diversos sistemas, eliminando barreiras entre diferentes instituições bancárias.
Uma de suas vantagens notáveis é a possibilidade de pagamento de contas de forma instantânea, liberando saldos mais rapidamente.
O que é o DREX?
Por outro lado, o DREX, moeda digital oficial do Brasil, ainda não está disponível, mas promete revolucionar as transações financeiras digitais.
Com paridade de valor com a cédula impressa (1 real = 1 DREX), a moeda será emitida exclusivamente pelo Banco Central. Diferentemente do PIX, as transações com DREX terão uma taxa, cobrada pelas instituições financeiras.
Os contratos inteligentes e a realização de testes pilotos com a população estão previstos para o final de 2024.
Quando utilizar os dois sistemas?
O Banco Central esclarece que o PIX é destinado a transferências instantâneas, enquanto o DREX, além de oferecer serviço de pagamento, proporcionará uma plataforma segura para produtos e serviços financeiros, como crédito, investimento e seguros.
A distinção entre eles torna mais simples escolher a melhor opção:
- O PIX continua sendo a escolha ideal para transações simples, como o pagamento de serviços.
- O DREX será utilizado em situações que exigem condições específicas, garantindo que o dinheiro só seja debitado da conta quando determinadas condições forem atendidas.
- O DREX será especialmente útil em transações de alto valor, proporcionando segurança tanto para compradores quanto para vendedores, garantindo o recebimento do pagamento.
- Além disso, o DREX permitirá o uso dos títulos do Tesouro Direto como garantia para empréstimos, eliminando a necessidade de sacá-los.