A Coluna Financeira é um site dinâmico e sem enrolação, com foco em cartões de crédito, financiamentos, empréstimos e programas sociais.

Quais são os riscos de um cartão de crédito?

Desde a sua criação, o cartão de crédito tem proporcionado inúmeros benefícios às pessoas. Com a modernidade, a facilidade e a agilidade de utilizar o cartão de crédito para adquirir diversos serviços e produtos têm despertado um fascínio nas pessoas. De modo geral, sabe-se que tudo que não for dosado pode ser ruim, isso também se aplica ao uso do cartão de crédito.

Se você já utiliza o cartão de crédito ou pretente deixar de usar, entenda a seguir quais são os riscos de um cartão de crédito na vida finaceira e quais formas podem auxiliar a cultivar hábitos financeiros melhores.

Entenda os riscos de um cartão de crédito

Dados apontam que as pessoas gastam mais quando pagam com cartão de crédito do que com dinheiro. Naturalmente, gastar no cartão de crédito dá a falsa sensação de ser mais “indolor” do que tirar o dinheiro da carteira. Contudo, mesmo fazendo uso do cartão e possuindo um limite significativo, é importante definir um limite de gastos pessoais, ou seja, ter um planejamento financeiro concreto.

A maioria das pessoas, quando está atravessando um momento financeiro complicado, protela o pagamento das contas. Isso pode significar um grande prejuízo. É sempre importante realizar o pagamento integral da conta do cartão de crédito para evitar o pagamento de juros, ou até mesmo atrasar.

Outro ponto que deve estar no radar das pessoas é o acúmulo de empréstimos. Todas as vezes que a pessoa solicita dinheiro emprestado, sem pgar, pode acumular cada vez mais dívidas. A dívida, por consequência, leva a uma infinidade de problemas que pode atingir deiretamente a vida pessoal e finaceira. Por isso, é sempre bom revisar os gatsos e fazer ajustes necessários.

E, talvez o mais importante, seja o impacto que a instabilidade financeira pode causar no score da pessoa. Ao utilizar o cartão de crédito com sabedoria, é possível aumentar o score. Isso significa que, ao cultivar boas relações com a instituição financeira que emite o cartão de crédito, é possível, com o tempo, elevar o score.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.