Qual a diferença entre código COMPE e ISPB?
Em mundo que a tecnologia chegou sem mandar recado, os códigos desempenham um papel crucial como identificadores. Dois desses códigos são frequentemente utilizados no Brasil: o COMPE e o ISPB.
O COMPE, que significa “Código de Compensação,” é um código de três dígitos que desempenha um papel vital nas transferências eletrônicas de fundos (TED) e Documentos de Crédito (DOC). É a chave para direcionar fundos com precisão dentro do sistema bancário.
Por outro lado, o ISPB, ou “Identificador de Sistema de Pagamento Brasileiro,” é um código de identificação mais abrangente, composto por oito dígitos. Este código é cadastrado no sistema do Banco Central e tem a finalidade de identificar as instituições financeiras participantes do sistema de pagamento brasileiro.
Banco Neon
No tocante ao Banco Neon, há um aspecto peculiar a ser considerado. O Banco Neon é, na verdade, uma conta digital de pagamentos e não uma instituição bancária tradicional. Como resultado, ele utiliza os mesmos códigos do Banco Votorantim para facilitar suas operações.
O código COMPE do Banco Neon é composto por três dígitos e é identificado como 655. Já o ISPB do Neon é um número de oito dígitos, que é registrado como 59588111.
Certamente, você já deve ter ouvido falar ou visto em algum lugar [ou não]. De toda forma, tratando-se de um universo que se encontra em constante mudança, saber como funciona o sistema financeiro ou até mesmo, de forma simples, saber o significado de alguns códigos pode ajudar muito no processo de transações financeiras.
E ai, você já conhecia? conta para nós.