Qual foi o primeiro banco aberto no Brasil?
O Banco do Brasil, foi o primeiro banco aberto no Brasil, criado por D. João VI em 1808 para financiar empresas manufatureiras no período colonial. Na época, a instituição acabou falindo após saques de alto valor e o retorno do rei a Portugal.
Em 1851, o Banco do Brasil ressurgiu sob a direção do Visconde de Mauá, com foco em servir ao Governo na concessão de linhas de crédito em situações importantes. Com retorno promissor, a Banco do Brasil se tornou um dos maiores bancos do Brasil em agências, patrimônio e receita líquida.
A instituição financeira, é uma empresa pública de economia mista, com o governo sendo o principal acionista, o Banco do Brasil contribui diretamente para o crescimento econômico, industrial, comercial e social do Brasil, atuando em áreas menos visadas por bancos privados, como o crédito rural.
Presença em outros setores
Com presença forte no agronegócio, financiando exportações e concedendo crédito com taxas acessíveis às micro e pequenas empresas. Isso torna a instituição mais procurada por empresários. Além disso, o banco oferece outros produtos na área de saúde, previdência, capitalização e seguros.
Para melhor atender a população de renda baixa, o Banco do Brasil criou o BPB (Banco Popular do Brasil) em 2003, oferecendo serviços como conta corrente simplificada, empréstimos a juros reduzidos, cartões de débito e poupança.