A Coluna Financeira é um site dinâmico e sem enrolação, com foco em cartões de crédito, financiamentos, empréstimos e programas sociais.

Qual vai ser o valor do Bolsa Família para mãe solteira?

Com a Pandemia Covid-19 entrou em discussão algumas pautas no governo federal, em especial, a possibilidade de um auxílio destinado a mães solteira em todo Brasil. Confira a seguir o funcionamento do auxílio para mães solteiras e o que flata para a provação do projeto.

Em 2021 após o termino do Auxílio Emergencial motivado pela Pandemia Covid-19, entrou em discussão novos projetos para oferecer suporte às famílias de baixa renda, cujos projetos seriam inerentes a pandemia.

Desse modo, foi criado o Projeto de Lei (PL) cujo objetivo é implementar o “Auxílio Mãe Solteira” de forma individual, para ajudar mães solos que são chefes de família. Nesse projeto, é necessário cumprir alguns critérios estabelecidos.

Confira quais são os critérios para receber o Auxílio Mãe Solteira:

  • Ser chefe de família e solteira;
  • Possuir mais de 18 anos de idade;
  • Ser a única fonte de renda da família;
  • Ter, no mínimo, um filho menor de 18 anos de idade;
  • Ter renda menor que meio salário mínimo por pessoa da família;
  • Não possuir vínculos de carteira assinada;
  • Não receber benefícios previdenciários ou assistenciais;
  • Ter cadastro atualizado no Cadastro Único.

Ainda em discussão, a previsão é que o benefício voltado para as mães solteiras tenha o dobro do valor do Auxílio Brasil, o atual Bolsa Família, chegando a R$ 1.200, 00 para as beneficiárias.

Mas e aí, o que falta para aprovação do benefício?

Se tratando de um Projeto de Lei, o tema entrará em discussão por meio de diversos órgãos e comissões até que, finalmente, seja sancionado pelo presidente. A tramitação do PL já foi considerada pela Comissão dos Direitos das Mulheres da Câmara dos Deputados, contudo ainda será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família.

É importante salientar que após a aprovação deste órgão, o Projeto será encaminhado para aprovação no Senado Federal e, após aprovação, será encaminhado ao Congresso Nacional até, por fim, ser sancionada.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.