Quando a empresa pode negativar o nome de um cliente?
Um dos grandes desafios das pessoas é lidar com a inadimplência. Isso porque, em um cenário de consumo que necessita cada vez mais de acesso a créditos e serviços bancários, boa parte das pessoas não conseguem manter o pagamento em dia por diversos motivos.
Contudo, essa preocupação se estende as instituições financeiras também, sendo um desafio constante para as empresas. Nesse cenário, os credores têm buscado abordagens mais flexíveis para lidar com consumidores em débito.
Com forma de mater a saúde financeira, os bancos e empresas têm o direito de solicitar a inclusão de consumidores inadimplentes em cadastros de devedores, mas essa medida não é automática.
Vale ressaltar que essa medida não é imediata, boa parte das instituições financeiras, antes de inserir o nome do devedor na lista, recorrem a soluções mais amigáveis.
Inadimplência
Quando as soluções mais amigáveis não surtem efeitos, a possibilidade de registrar um consumidor como devedor está disponível a partir do momento em que a inadimplência é confirmada.
Contudo, não sendo uma medida imediata. Os credores recorrem também ao diálogo, a negociação, o objetivo é conseguir acordar a quitação da dívida.
Essa abordagem do diálogo e da negociação reflete o desejo dos credores de recuperar os valores e, como consequência, facilitar o pagamento para o devedor. Nesse jogo, fica claro que ambas as partes podem sair ganhando ou perdendo. Por um lado, o credor precisa receber o valor e, por outro, o devedor precisa regularizar a sua situação.
O devedor, por sua vez, pode sair perdendo, pois as possibilidades de empréstimos e até mesmo de financiamentos ficam escassas e, também, a oferta de limite se dificulta. Por isso, atualmente, as instituições financeiras têm buscado o diálogo e a facilitação para a quitação das dívidas.