A Coluna Financeira é um site dinâmico e sem enrolação, com foco em cartões de crédito, financiamentos, empréstimos e programas sociais.

Quando o Banrisul foi fundado?

Fundado em 12 de setembro de 1928, o Banco do Estado do Rio Grande do Sul, é uma instituição bancária estatal brasileira que desempenha um papel fundamental na economia da Região Sul do país. No início, o banco teve sua origem como uma sociedade anônima de crédito real, rural e hipotecário, com Porto Alegre como sua sede central.

À época, a instituição financeira nasceu do esforço do então presidente, Getúlio Vargas, para atender às demandas dos pecuaristas locais por empréstimos de longo prazo. Seu propósito inicial era fornecer recursos para a pecuária, agricultura e indústria do charque, facilitando empréstimos com letras hipotecárias garantidas pelo Estado.

Porém, ao longo dos anos, o banco não apenas se consolidou como uma instituição financeira sólida, mas também se expandiu. Em 1965, a instituição financeira já contava com 135 agências em seis estados brasileiros.

Posicionamento no cenário financeiro

Com a expansão de sucesso, com a incorporação de outras instituições financeiras e empresas ao longo dos anos. O BANRISUL adquiriu a Companhia União de Seguros Gerais e a Companhia de Armazéns Gerais do Rio Grande do Sul, bem como incorporou o Banco Regional de Pernambuco e o Banco do Sul do Brasil.

Poucas pessoas sabem, mas uma mudança significativa em sua trajetória foi a transformação da sigla BERGS para BANRISUL, em 1971, buscando uma identidade mais positiva e acessível. Ao final de 1972, já era o maior banco gaúcho, com 161 agências.

Além disso, com todo o sucesso acumulado ao longo dos anos, fazendo jus a toda estratégia. Em 1998 incorporou a Caixa Econômica Estadual do Rio Grande do Sul, consolidando ainda mais sua posição no cenário financeiro estadual.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.