Quanto dinheiro é preciso para abrir um banco?
Parece que investir em um banco é uma boa opção. Para se ter uma ideia, o lucro de quatro dos principais bancos de varejo nacionais (Bradesco, Itaú, Unibanco e Banco do Brasil) cresceu 344,3% em 20 anos, isso significa um aumento R$ 13,678 bilhões.
Esse, sem dúvidas, parece ser um bom investimento para quem deseja entrar no mercado financeiro. Contudo, é um investimento para poucas pessoas. Além de ser um negócio bem selecionado, ou seja, exige vários pré-requisitos, é um investimento extremamente caro.
Para se ter uma ideia, o capital mínimo exigido pelo BC para a abertura de um banco em território nacional é de R$ 17,5 milhões. Além de precisar ter um montante de dinheiro generoso para investir, antes de tudo, precisa cumprir uma série de exigências e formalidades.
Exigências
Primeiramente, para abrir um banco no Brasil, tanto pessoa física quanto pessoa jurídica precisam ter recursos financeiros suficientes e cumprir as exigências do Banco Central. Além disso, para estrangeiros, é necessário obter autorização do BC e do presidente da República.
Em seguida, deve-se apresentar ao Banco Central um estudo de viabilidade detalhando o projeto, como a análise de mercado, previsões de rentabilidade e fonte de financiamento. Desse modo, no projeto deve conter todos os integrantes do grupo de controle ou detentores de participação devem autorizar o BC a acessar seus dados financeiros dos últimos três anos.
Por fim, se aprovado inicialmente, o pedido de autorização deve ser formalizado em até 90 dias. Agora, para ser aprovado definitivamente, é preciso comprovar a origem dos recursos. O BC acompanhará o cumprimento das previsões iniciais e se caso houver divergência o proprietário deverá prestar justificativa dentro do prazo para correção.