Quem foi que criou o cartão de crédito?
Sabe esse companheiro que carregamos na bolsa para ter acesso a serviços e produtos durante o dia a dia? Sim, estou falando do cartão de crédito. Diariamente as pessoas usam ele para comprar praticamente tudo, mas poucas pessoas sabem quando ele surgiu e quem criou ele. Confira a seguir como o cartão de crédito surgiu.
Saiba quem foi que inventou o cartão de crédito
É estranho pensar que a pouco tempo atrás o cartão de crédito nem existia. O primeiro nicho de cartão surgiu nos Estados Unidos em 1950, por meio de dois sócios, que eram Ralph Schneider e Frank McNamara, fundadores da Diners Club. Nessa época, o cartão não era como conhecemos atualmente, ele era um cartão de recarga, em que o consumidor precisava pagar tudo no final de cada mês.
Contudo, como tudo evolui ao longo dos anos, com o cartão de crédito não seria diferente. Assim, linhas de crédito foram criadas, fitas magnéticas foram adicionadas e, logo em seguida, os chips. Segundo Lance Cothern, da Credit Karma, foi o Bank of America que criou o cartão como conhecemos hoje em dia, que oferece serviços com uma fatura a ser paga no final do mês. Com a criação em 1958, nesse mesmo ano, a American Express Company passou a oferecer um cartão isento de anuidade, sendo usado apenas em viagens.
Em 1969 a empresa IBM desenvolvei cartões magnéticos que, posteriormente, foram usados internacionalmente. Antes a tecnologia usado nos cartões de créditos eram as fitas magnéticas, que eram usadas para armazenar e transmitir informações. Com a nova tecnologia que apareceu em 2000, chamada EMV, foi agregado um chip de dados nos cartões.