A Coluna Financeira é um site dinâmico e sem enrolação, com foco em cartões de crédito, financiamentos, empréstimos e programas sociais.

Receba herança sem precisar passar pela Justiça e sem pagar inventário; Como fazer?

A partilha de herança pode ser um processo moroso e dispendioso, especialmente quando não há testamento. Contudo, desde 2007, uma lei permite a realização do inventário extrajudicial, que oferece uma alternativa mais rápida e econômica ao processo judicial tradicional. Em vez de passar pelos tribunais, a partilha pode ser feita diretamente em cartórios, com um prazo médio de resolução reduzido para dois meses.

O inventário extrajudicial é vantajoso por evitar a morosidade da Justiça e reduzir custos em até 50%. No entanto, os valores ainda podem variar entre R$ 5 mil e R$ 50 mil, tornando-o inacessível para alguns. Para facilitar o acesso a esse serviço, surgiu a fintech Herdei, que combina serviços legais e financeiros.

Lançada este ano, a Herdei atua como um “despachante legal”, reunindo documentação e confeccionando o inventário. Além disso, oferece financiamento dos custos em até 60 vezes e realiza uma varredura entre cartórios para encontrar as taxas mais baixas. Segundo Daniel Duque, presidente da Herdei, a fintech já realizou mais de cem inventários e identifica um mercado potencial de mais de 200 mil processos anuais.

Para optar pelo inventário extrajudicial, é necessário que todos os herdeiros sejam maiores de 18 anos e estejam de acordo com a partilha. Menores a partir de 16 anos também podem participar em algumas situações. 

O processo exige a presença de um advogado, e o tabelião do cartório aprova o acordo. O Imposto de Transmissão de Causa Mortis e Doação (ITCMD), que varia de 4% a 8% do valor dos bens, deve ser pago conforme a alíquota do estado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.