Regra pouco conhecida traz internet grátis para o celular de milhões de brasileiros
Reconhecendo a realidade de um mundo cada dia mais conectado, e com os processos sendo digitalizados, o Governo Federal lançou diversas iniciativas para promover a inclusão digital entre as famílias de baixa renda que estão inclusas no Cadastro Único (CadÚnico). Uma das principais alternativas é o Programa Internet Brasil.
Esse programa oferece conectividade de forma gratuita para alunos da educação básica na rede pública de ensino (a partir do 3º ano). Desse modo, as famílias cadastradas e que atendam os requisitos, podem participar desse programa.
A distribuição dos chips de internet é realizada pelas próprias instituições de ensino, tornando crucial o interesse dos alunos para consulta na escola, a fim de verificar a sua participação no programa.
Outros modos de internet gratuita
Além do programa do Governo Federal, há provedores regionais de internet e ONG’s que desempenham um papel crucial na oferta da internet. Para isso, é preciso consultar a prefeitura local ou as entidades sociais que ofereçam o recurso.
Ainda, em caso de crises ou problemas emergenciais, o Governo tem autorização para disponibilizar o acesso à rede de forma gratuita temporariamente.
Mantenha-se atento aos programas do Governo que ofereçam internet de forma gratuita. Acompanhar as redes e notícias sobre o Ministério das Comunicações é fundamental para descobrir oportunidades de conexão sem custo para as famílias do CadÚnico.