A Coluna Financeira é um site dinâmico e sem enrolação, com foco em cartões de crédito, financiamentos, empréstimos e programas sociais.

Revelada lista com as 200 melhores cidades para morar no Brasil

A cidade de Gavião Peixoto, no interior de São Paulo, foi reconhecida como a melhor cidade para se viver no Brasil, segundo o Índice de Progresso Social (IPS) de 2024. A metodologia foi utilizada pela primeira vez no país e a cidade pontuou de forma impressionante: 74,49 em um índice que vai até 100. Segundo o Censo de 2022, a população de Gavião Peixoto é estimada em 4.702 habitantes.

Conforme o IPS, a cidade destacou-se em diversos aspectos da metodologia. O índice é dividido em três grandes áreas: necessidades humanas básicas, fundamentos para o bem-estar e oportunidades. 

Cada uma dessas áreas é subdividida em quatro dimensões que abrangem desde moradia e acesso à saúde até direitos individuais e inclusão social.

Melhor qualidade de vida

Necessidades humanas básicas incluem nutrição e cuidados médicos, água e saneamento, moradia e segurança pessoal. Nos fundamentos para o bem-estar, são avaliados o acesso ao conhecimento básico, acesso à informação e comunicação, saúde e bem-estar, e qualidade do meio ambiente. 

Já a categoria de oportunidades analisa direitos individuais, liberdades pessoais e de escolha, inclusão social e acesso à educação superior.

Outras cidades no ranking

Ainda, Brasília ficou em segundo lugar no ranking, com uma pontuação de 71,25, enquanto São Carlos, também localizada no interior de São Paulo, garante a terceira posição com 70,96 pontos. 

Essas cidades também apresentaram bons desempenhos nos aspectos avaliados pelo IPS, porém Gavião Peixoto se destacou por apresentar equilíbrio em todas as áreas analisadas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.