Revelada lista com as 200 melhores cidades para morar no Brasil
A cidade de Gavião Peixoto, no interior de São Paulo, foi reconhecida como a melhor cidade para se viver no Brasil, segundo o Índice de Progresso Social (IPS) de 2024. A metodologia foi utilizada pela primeira vez no país e a cidade pontuou de forma impressionante: 74,49 em um índice que vai até 100. Segundo o Censo de 2022, a população de Gavião Peixoto é estimada em 4.702 habitantes.
Conforme o IPS, a cidade destacou-se em diversos aspectos da metodologia. O índice é dividido em três grandes áreas: necessidades humanas básicas, fundamentos para o bem-estar e oportunidades.
Cada uma dessas áreas é subdividida em quatro dimensões que abrangem desde moradia e acesso à saúde até direitos individuais e inclusão social.
Melhor qualidade de vida
Necessidades humanas básicas incluem nutrição e cuidados médicos, água e saneamento, moradia e segurança pessoal. Nos fundamentos para o bem-estar, são avaliados o acesso ao conhecimento básico, acesso à informação e comunicação, saúde e bem-estar, e qualidade do meio ambiente.
Já a categoria de oportunidades analisa direitos individuais, liberdades pessoais e de escolha, inclusão social e acesso à educação superior.
Outras cidades no ranking
Ainda, Brasília ficou em segundo lugar no ranking, com uma pontuação de 71,25, enquanto São Carlos, também localizada no interior de São Paulo, garante a terceira posição com 70,96 pontos.
Essas cidades também apresentaram bons desempenhos nos aspectos avaliados pelo IPS, porém Gavião Peixoto se destacou por apresentar equilíbrio em todas as áreas analisadas.