Revisão do Cadastro Único: Revelado que 7 milhões de cadastros estão incluídos
O governo brasileiro fez uma ação significativa para tornar o sistema de assistência social melhor. A revisão cadastral do CadÚnico foi expandida para incluir mais 7 milhões de famílias em 2024. O novo método de “pente-fino” irá abranger beneficiários e não beneficiários do Bolsa Família. Irá ser feito um processo em duas fases: a revisão cadastral e a averiguação cadastral.
O Cadastro Único é essencial para o acesso a programas sociais como o Bolsa Família, BPC, Tarifa Social e outros benefícios. Porém, precisa passar por uma qualificação cadastral que exige das famílias a atualização de seus dados.
Confira mais informações
As ações de qualificação cadastral visam garantir que o cadastro esteja conforme a realidade das famílias brasileiras. Desse modo, as famílias poderão continuar a receber os benefícios e até receber valores adicionais oferecidos pelo governo, para garantir o bem-estar dos grupos de baixa renda.
Já a averiguação cadastral cuida das famílias que possuem inconsistências em seus cadastros, como grupos com pensionistas ou servidores públicos, divergência em informações sobre a renda, e pessoas identificadas como residentes do exterior sem a devida atualização no CadÚnico.
Ainda, há uma revisão cadastral. Essa visa checar os registros desatualizados, independente se a família é beneficiária de algum programa social ou não.
Por fim, para quem possui irregularidades no CPF podem levar ao bloqueio ou ao cancelamento do Bolsa Família. As famílias afetadas, recebem a notificação para realizar a regularização.