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Semáforos devem ganhar mais uma cor?

Quem dirige já conhece bem a regra: verde é siga, amarelo é atenção e vermelho é pare! Essas são as cores padrão dos sinais de trânsito, ensinadas desde a infância. Mas e se eu te dissesse que essa regra está prestes a mudar? Sim, é isso mesmo. Cientistas estão estudando a possibilidade de adicionar uma quarta cor ao semáforo – a luz branca. Essa iniciativa visa acompanhar a expansão dos veículos autônomos.

A proposta é global e busca melhorar a fluidez do tráfego, especialmente em grandes centros urbanos. Com o crescente número de carros autônomos, a adição de uma nova cor nos semáforos poderia ajudar, já que esses veículos possuem tecnologia avançada que permite entender e se adaptar ao ambiente ao seu redor.

Por que Sinal Branco nos Semáforos para Veículos Autônomos?

Segundo pesquisadores da North Carolina State University, nos Estados Unidos, as cores verde, amarelo e vermelho continuariam com as mesmas funções. A nova cor, o sinal branco, serviria para alertar os motoristas humanos a “seguir o carro à sua frente”.

Em outras palavras, a luz branca indicaria aos motoristas que os veículos autônomos estão coordenando seus movimentos, tornando o tráfego mais eficiente. Assim, durante um congestionamento, o motorista humano seria comunicado pela luz branca: “pare” se ela apagar e “continue” se estiver acesa.

Como Funcionariam os Semáforos com a Quarta Cor?

A ideia é que os veículos autônomos se comuniquem uns com os outros e com os semáforos dentro de um certo alcance. Isso reduziria significativamente os atrasos no trânsito. Se em algum cruzamento o número de carros autônomos for insuficiente, abaixo de determinado limite, os semáforos voltam ao sistema tradicional de vermelho, amarelo e verde.

Como Funcionam os Veículos Autônomos?

Os carros autônomos utilizam Inteligência Artificial para processar dados do ambiente, tomar decisões de trajeto e usar técnicas avançadas de aprendizado de máquina. Essa combinação permite que o veículo seja dirigido sem a necessidade de um motorista humano. No Brasil, esses veículos ainda não são comuns e nem permitidos, pois não possuem regulamentação específica.

Regulamentação de Veículos Autônomos no Brasil

O Projeto de Lei 1317/23, de autoria do deputado Alberto Fraga (PL-DF), visa regulamentar a utilização de veículos autônomos no Brasil. Atualmente em tramitação na Câmara dos Deputados, a proposta aborda o papel do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e trata da responsabilidade por acidentes ou infrações de trânsito. Fraga destaca a importância dessa medida: “Trata-se de uma novidade tecnológica que poderá rapidamente fazer parte do nosso cotidiano, e o Parlamento não pode se esquivar de discutir o assunto e garantir a segurança dos cidadãos”.

Pontos Chave do Projeto de Lei

  • Inserção de regras no Código de Trânsito Brasileiro
  • Definição de responsabilidades em casos de acidentes ou infrações
  • Participação do Contran na regulamentação
  • Adequação das normas para permitir inovações tecnológicas
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