Ter uma vida com qualidade é possível: Conheça as 20 melhores cidades do mundo
O Global Liveability Index 2024, elaborado pela Economist Intelligence Unit (EIU), revelou que a busca por uma vida de qualidade é viável em várias localidades ao redor do planeta. Neste ano, Viena, na Áustria, foi eleita a melhor cidade para se viver, marcando o terceiro ano consecutivo nesse posto. O índice avalia 173 cidades, utilizando 30 indicadores que contemplam áreas cruciais como estabilidade, saúde, cultura, meio ambiente, educação e infraestrutura.
A análise é ampla e se baseia em uma escala de 100 pontos. Os critérios incluem, entre outros, a qualidade dos serviços públicos e a riqueza cultural, com Viena se destacando ao obter pontuações perfeitas em quatro das cinco categorias avaliadas.
O relatório de 2024 destaca uma tendência de melhora nas condições de habitabilidade, especialmente em países em desenvolvimento, onde os avanços em saúde e educação têm sido significativos. No entanto, as cidades de países desenvolvidos enfrentam quedas em suas pontuações, influenciadas por tensões geopolíticas que afetam a estabilidade global.
Na Europa Ocidental, apesar da presença forte no ranking, os países enfrentam desafios de estabilidade, evidenciados pelo aumento de protestos sociais. Hong Kong, por sua vez, experimentou o maior avanço no ranking, graças a melhorias em sua estabilidade política e nas condições de saúde. Cidades do Oriente Médio, como Dubai e Abu Dhabi, também mostraram progressos, impulsionadas por investimentos em infraestrutura e serviços.
As 20 Melhores Cidades para Viver
O ranking de 2024 apresenta uma variedade de cidades que se destacam pela qualidade de vida:
- Viena, Áustria
- Copenhague, Dinamarca
- Zurique, Suíça
- Melbourne, Austrália
- Calgary, Canadá (empatado com Genebra)
- Genebra, Suíça (empate)
- Sydney, Austrália (empatado com Vancouver)
- Vancouver, Canadá (empate)
- Osaka, Japão (empatado com Auckland)
- Auckland, Nova Zelândia (empate)
- Adelaide, Austrália
- Toronto, Canadá
- Helsinque, Finlândia
- Tóquio, Japão
- Perth, Austrália
- Brisbane, Austrália
- Frankfurt, Alemanha (empatado com Luxemburgo)
- Luxemburgo, Luxemburgo (empate)
- Amsterdã, Holanda
- Wellington, Nova Zelândia
Este relatório não só destaca as melhores cidades para se viver, mas também serve como um importante indicador para futuras mudanças de políticas e melhorias urbanas. Com a informação em mãos, torna-se mais fácil planejar uma vida de qualidade em ambientes que realmente oferecem as melhores condições de habitabilidade.