A Coluna Financeira é um site dinâmico e sem enrolação, com foco em cartões de crédito, financiamentos, empréstimos e programas sociais.

Ter uma vida com qualidade é possível: Conheça as 20 melhores cidades do mundo

O Global Liveability Index 2024, elaborado pela Economist Intelligence Unit (EIU), revelou que a busca por uma vida de qualidade é viável em várias localidades ao redor do planeta. Neste ano, Viena, na Áustria, foi eleita a melhor cidade para se viver, marcando o terceiro ano consecutivo nesse posto. O índice avalia 173 cidades, utilizando 30 indicadores que contemplam áreas cruciais como estabilidade, saúde, cultura, meio ambiente, educação e infraestrutura.

A análise é ampla e se baseia em uma escala de 100 pontos. Os critérios incluem, entre outros, a qualidade dos serviços públicos e a riqueza cultural, com Viena se destacando ao obter pontuações perfeitas em quatro das cinco categorias avaliadas.

O relatório de 2024 destaca uma tendência de melhora nas condições de habitabilidade, especialmente em países em desenvolvimento, onde os avanços em saúde e educação têm sido significativos. No entanto, as cidades de países desenvolvidos enfrentam quedas em suas pontuações, influenciadas por tensões geopolíticas que afetam a estabilidade global.

Na Europa Ocidental, apesar da presença forte no ranking, os países enfrentam desafios de estabilidade, evidenciados pelo aumento de protestos sociais. Hong Kong, por sua vez, experimentou o maior avanço no ranking, graças a melhorias em sua estabilidade política e nas condições de saúde. Cidades do Oriente Médio, como Dubai e Abu Dhabi, também mostraram progressos, impulsionadas por investimentos em infraestrutura e serviços.

As 20 Melhores Cidades para Viver

O ranking de 2024 apresenta uma variedade de cidades que se destacam pela qualidade de vida:

  1. Viena, Áustria
  2. Copenhague, Dinamarca
  3. Zurique, Suíça
  4. Melbourne, Austrália
  5. Calgary, Canadá (empatado com Genebra)
  6. Genebra, Suíça (empate)
  7. Sydney, Austrália (empatado com Vancouver)
  8. Vancouver, Canadá (empate)
  9. Osaka, Japão (empatado com Auckland)
  10. Auckland, Nova Zelândia (empate)
  11. Adelaide, Austrália
  12. Toronto, Canadá
  13. Helsinque, Finlândia
  14. Tóquio, Japão
  15. Perth, Austrália
  16. Brisbane, Austrália
  17. Frankfurt, Alemanha (empatado com Luxemburgo)
  18. Luxemburgo, Luxemburgo (empate)
  19. Amsterdã, Holanda
  20. Wellington, Nova Zelândia

Este relatório não só destaca as melhores cidades para se viver, mas também serve como um importante indicador para futuras mudanças de políticas e melhorias urbanas. Com a informação em mãos, torna-se mais fácil planejar uma vida de qualidade em ambientes que realmente oferecem as melhores condições de habitabilidade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.