Túnel embaixo d’água usará 50 vezes mais aço que na Torre Eiffel para ligar dois países
Em breve, um marco da engenharia conectará a Dinamarca e a Alemanha de maneira inédita. O túnel Fehmarnbelt, projetado para ser o maior do mundo sob as águas, estenderá-se por 18 quilômetros entre Rødbyhavn, na Dinamarca, e Fehmarn, na Alemanha. Previsto para ser concluído até 2029, o túnel reduzirá drasticamente o tempo de viagem entre os dois países de 45 minutos de balsa para apenas sete minutos de trem ou dez minutos de carro.
A grandiosidade do projeto é evidente nos números: serão necessárias 360 mil toneladas de aço, o equivalente ao utilizado para construir 50 Torres Eiffel. Composto por 79 seções padrão e 10 especiais, cada uma delas pesando 73 mil toneladas e medindo 217 metros de comprimento, o túnel está sendo construído em partes que são montadas em terra firme e depois submersas no Mar Báltico com o auxílio de uma frota de 60 a 70 embarcações.
Além de fortalecer a infraestrutura de transporte da região, o Fehmarnbelt trará benefícios ambientais significativos ao reduzir as emissões de CO2 e minimizar o congestionamento nas estradas. Equipado com trilhos ferroviários, sistemas de ventilação, câmeras de segurança e sinalizações, o túnel está projetado para operar por pelo menos 120 anos, garantindo uma conexão eficiente e duradoura entre a Escandinávia e o continente europeu.