Urnas eletrônicas novas serão usadas nas Eleições de 2024
No dia 6 de outubro, mais de 155 milhões de brasileiros votarão em um sistema mais moderno nas eleições municipais de 2024, graças à recente atualização das urnas eletrônicas. Em julho, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) certificou a última de 219.998 novas urnas eletrônicas, modelo 2022, produzidas em Ilhéus (BA). Essas urnas substituirão as de modelos anteriores e prometem uma votação mais rápida e segura.
O coordenador de Tecnologia Eleitoral do TSE, Rafael Azevedo, destaca que a atualização traz um parque de urnas mais moderno e eficiente. As novas urnas mantêm as inovações do modelo 2020, com processadores 18 vezes mais rápidos que os anteriores, e contam com um avançado sistema de criptografia, garantido pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP Brasil) e pelo algoritmo E521 (EdDSA), um dos mais avançados globalmente.
As urnas são confiáveis?
Durante a fabricação, uma equipe do TSE acompanhou todo o processo em Ilhéus, garantindo a qualidade dos equipamentos. A nova geração de urnas substitui os modelos de 2009 a 2011, que chegaram ao fim de seu ciclo de vida útil. Após dez anos de uso, as urnas antigas são ecologicamente descartadas, com 99% das peças recicladas.
O sistema das urnas é protegido contra adulterações, com programas assinados digitalmente e lacrados 30 dias antes das eleições, o que assegura a integridade e o sigilo do voto. Além disso, o Teste de Integridade realizado nos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) no dia da eleição, acompanhado por auditoria externa, garante que o voto depositado é o mesmo que será contabilizado.