Vale-combustível: Quem pode receber? Como solicitar?
O vale-combustível desponta como um recurso estratégico para empresas que buscam atrair e reter talentos qualificados. Embora não seja obrigatório pela CLT, muitas organizações optam por oferecer esse benefício como parte de suas políticas internas ou em negociações coletivas.
Funcionários que utilizam veículo próprio para o deslocamento no trabalho são geralmente os beneficiários do vale-combustível. No entanto, a disponibilidade desse benefício pode variar de acordo com as políticas de cada empresa.
O vale-combustível é fornecido na forma de um cartão magnético ou eletrônico, pré-carregado com um valor determinado pelo empregador. Esse valor pode ser baseado na distância entre a residência do funcionário e o local de trabalho, ou ser um montante fixo estabelecido pela empresa.
Para solicitar o vale-combustível, o funcionário deve verificar as políticas internas da empresa em relação a benefícios. Em muitos casos, a oferta desse benefício está sujeita a negociações entre a empresa e os representantes dos trabalhadores, como parte de um acordo coletivo de trabalho.
É importante distinguir entre o vale-combustível e o vale-transporte. Enquanto o primeiro é destinado aos funcionários que utilizam veículo próprio para o deslocamento, o segundo é obrigatório por lei e visa subsidiar os custos de deslocamento dos que utilizam transporte público.