Volkswagen confirma 15 novos carros chegando ao Brasil até o fim da década
A Volkswagen anunciou um ambicioso plano de investimento de R$ 16 bilhões para o Brasil até 2028, que inclui o lançamento de 16 novos modelos, com ênfase em veículos elétricos e híbridos. Este investimento será distribuído em duas frentes: R$ 13 bilhões destinados às fábricas no estado de São Paulo e R$ 3 bilhões para a unidade em São José dos Pinhais, no Paraná.
O portfólio de lançamentos abrange uma variedade de veículos, desde picapes até SUVs, e inclui o tão esperado retorno do Golf GTI ao mercado brasileiro, que será apresentado durante o Rock in Rio de 2024. O novo Golf GTI estará equipado com um motor 2.0 TSI turbo a gasolina, com 265 cv e câmbio DSG de sete marchas, e seu preço estimado é de R$ 400 mil.
Entre os lançamentos mais imediatos, destaca-se a nova versão da Amarok, que foi reestilizada para 2025. A picape vem com uma nova grade frontal, faróis de LED e um motor 3.0 V6 turbodiesel de 258 cv. O preço inicial para a Amarok é de R$ 309.990. Outro modelo que passou por atualizações é o T-Cross, que continua sendo o SUV mais vendido do Brasil após a reestilização de maio de 2024. O T-Cross mantém os motores 1.0 TSI e 1.4 TSI, com preços a partir de R$ 119.890.
A Volkswagen também está expandindo sua linha de veículos elétricos. O ID.4, atualmente disponível apenas para locação, poderá ser comercializado até 2028. O SUV elétrico é equipado com um motor traseiro de 204 cv e baterias de 77 kWh, oferecendo uma autonomia de até 370 km. Além disso, o ID.5 e o ID.Buzz, a Kombi elétrica, são candidatos fortes para o mercado brasileiro até o final da década, com características similares ao ID.4.
Outros modelos esperados incluem o Nivus reestilizado, a versão esportiva Nivus GTS, o novo A0 SUV para 2025, e a picape Udara ou Tarok, que chegará em 2026. Também estão previstos o Tayron e o Tayron X, SUVs híbridos que substituirão o Tiguan Allspace, com lançamento previsto para 2027.
Além dos modelos já confirmados, a Volkswagen planeja lançar versões híbridas dos modelos Polo, Virtus e T-Cross, contribuindo para a estratégia de eletrificação da marca no Brasil.