Voz de Luciano Hang, da Havan, está sendo usada em golpes pra cima de quem deseja ajudar o RS
Golpistas estão usando inteligência artificial para recriar a voz de Luciano Hang, fundador da Havan, e promover ofertas falsas alegando apoiar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. A ação criminosa visa enganar pessoas que desejam ajudar os atingidos pela catástrofe, induzindo-as a realizar pagamentos via PIX ou acessar sites fraudulentos.
A assessoria de imprensa da Havan confirmou que identificou perfis nas redes sociais que utilizam a voz falsificada de Luciano Hang para enganar o público. Esses golpistas fazem ofertas supostamente promovidas pela Havan, prometendo descontos em produtos ou arrecadações para auxiliar as vítimas das enchentes. Além disso, um site falso foi criado para receber doações, supostamente destinadas ao povo gaúcho.
A empresa esclarece que o único meio oficial para ajudar o Rio Grande do Sul é o programa “Troco Solidário”, disponível apenas em uma das 176 megalojas da Havan espalhadas pelo Brasil, sem a necessidade de realizar compras. A Havan enfatiza que todas as ofertas oficiais são divulgadas exclusivamente por meio das redes sociais verificadas ou pelo site oficial da empresa.
Em nota, a Havan lamenta que, durante um momento tão sensível, pessoas de má fé estejam explorando a tragédia para aplicar golpes. A empresa alerta a população para ter cautela e buscar informações em fontes confiáveis antes de fazer qualquer tipo de transação ou doação.
A orientação é para que os clientes desconfiem de mensagens suspeitas ou convites para transações financeiras não confirmadas pelos canais oficiais da Havan. Se receberem qualquer tipo de oferta ou solicitação estranha, as pessoas devem entrar em contato com a empresa ou com as autoridades para verificar a autenticidade da informação.