Quando o 13º salário poderá ser sacado?
O pagamento do 13º salário já está agendado no Brasil. Muitos brasileiros aguardam essa época do ano, para comemorar suas festas de final de ano ou quitar dívidas pendentes para começar um novo ano sem contas para pagar. Esse pagamento feito pelo Governo Federal se refere a uma gratificação natalina, considerando apenas a categoria de trabalho regida pela CLT.
Vale ressaltar que o pagamento do 13º acontece em duas parcelas. A primeira parcela do ano de 2023 será paga no dia 30 de novembro, enquanto a outra será paga no dia 20 de dezembro, para os trabalhadores. Já os aposentados tiveram o pagamento antecipado no primeiro semestre.
Além disso, muitos brasileiros ficam em dúvida de qual é o valor do 13º em todos os anos. Por isso, é importante lembrar que a primeira parcela do 13º não sofrerá qualquer desconto da porcentagem destinada ao INSS. Entretanto, na segunda parcela, o abono sofrerá reduções quanto aos tributos previdenciários, ao imposto de renda retido na fonte (IRPF) e também pelo Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
Ainda, é preciso lembrar que os beneficiários do BPC não estão elegíveis para receber as parcelas do 13º salário, por se tratar de um benefício de caráter assistencial.
Qual é o cálculo do valor do pagamento?
Se você ainda tem dúvidas e está ansioso pelo valor do pagamento do 13º salário, a conta que você precisa fazer é simples. Você precisa pegar o valor que recebe mensalmente e dividir essa quantia por 12. Desse modo, multiplique o resultado da última conta pelos meses trabalhados.
Ainda, há uma dúvida que ronda os brasileiros: o pagamento do 14º salário. Porém, são apenas ideias e não há nada concreto ainda. O assunto está sendo discutido pelos órgãos judiciais do governo e sendo analisados cautelosamente. Por enquanto, todo o planejamento é feito ao redor do 13º salário.
Vale lembrar que trabalhadores fora da CLT, como MEIs, prestadores de serviço e autônomos não fazem parte da parcela beneficiada, pois não se encontram com o cumprimento dos princípios que estabelece o vínculo empregatício.