Sua perícia teve este resultado? Então nem adianta recorrer no INSS
Se o resultado da sua perícia médica por negativa, não se desespere. Primeiro precisamos entender do que se trata o “indeferimento do pedido” com a “não constatação de incapacidade laborativa”. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), pode ter avaliado o caso e chego à conclusão de que você não está apto a receber o benefício de incapacidade temporária, por estar apto ao trabalho.
Dessa forma, a primeira intenção de muitos brasileiros é tentar recorrer da decisão com o próprio INSS. Essa atitude, é considerada uma perda de tempo. Isso porque, a situação e a perícia são parte de um sistema, e muitas vezes não irão ser alteradas. O sistema de revisão do INSS tende a manter a decisão inicial.
A resposta para esse desfecho negativo, é buscar os seus direitos de forma assertiva. Procure um especialista ou advogado com especialização em Direito Previdenciário. O profissional será capaz de analisar o seu caso, coletar as evidências médicas e documentos necessários para abrir uma ação judicial.
Assim, a Justiça, diferente do INSS, irá analisar a sua situação de uma forma mais ampla, considerando todos os aspectos que consideram a sua incapacidade para o trabalho. A vantagem de escolher uma ação judicial é que, as chances de aprovação do pedido podem aumentar significativamente.
Entretanto, ao escolher esse processo, é preciso que o cidadão tenha paciência, pois os processos judiciais podem levar algum tempo para serem concluídos. Porém, a espera pode valer a pena, especialmente se você conseguir o benefício que necessita.