A Coluna Financeira é um site dinâmico e sem enrolação, com foco em cartões de crédito, financiamentos, empréstimos e programas sociais.

Como consultar as multas de um veículo?

As multas de trânsito podem representar uma problema por resolver de muitos motoristas brasileiros. Muitas vezes, os motoristas são multados, e nem percebem as multas. Além disso, os motoristas não conseguem checar se há multas em seu nome. Nesse sentido, caso o motorista tenha multas pendentes, ele pode vir a se tornar inadimplente, e consequentemente, enfrentar uma série de problemas.

Assim, conferir a possibilidade de multas em seu nome é de extrema importância, para realizar os débitos antes de entrar em inadimplência. Por exemplo, as pessoas que não pagam as multas podem ter seus nomes no Serasa ou SPC, e com o tempo terem o seu nome negativado.

Vale ressaltar que cada multa possui um grau de infração. Então, a depender do erro cometido, você pode levar uma multa leve até uma multa grave, com risco de perder a sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além disso, as multas passam por um fator multiplicador, que aumenta o preço dos pagamentos.

Como consultar se tenho multas?

Você pode utilizar o número do RENAVAM. Dessa forma, você acessa o site do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), do seu estado, e a partir disso você pode seguir os passos:

  • Depois de acessar o site, clique na aba de “Processos”;
  • Agora, você deve encontrar a opção que diz “Consultar multas”;
  • Nesse momento, você deverá fazer login no site através da criação de uma conta ou com algum já existente;
  • Por último, é só utilizar o número do RENAVAM ou então do seu CPF para fazer a consulta.

Além disso, você pode consultar as multas em seu nome através do número de placa do seu veículo. Para a consulta pela placa, você deve acessar novamente o site do Detran da sua cidade e seguir as indicações abaixo:

  • Primeiramente, entre na plataforma e identifique a aba “Veículo” ou “Infrações”;
  • Neste momento, você deverá preencher um formulário que vai pedir a placa do carro e algumas outras informações. Pode ser que alguns sites também peçam o seu CPF, o CNPJ de sua empresa e até mesmo o PRF.

Por último é possível consultar as suas possíveis multas pelo site da Polícia Rodoviária Federal ou do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), mas apenas quando a multa tiver relação com rodovias específicas, de jurisdição da União.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.