Como consultar a taxa de juros do consignado do INSS?
Os beneficiários de auxílios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), incluindo o Benefício de Prestação Continuada (BPC), podem verificar as suas taxas de juros de empréstimos pessoais consignados, através do aplicativo ou do site Meu INSS.
Atualmente, a taxa de juros consignados é de 1,84% ao mês, e para os cartões de crédito consignados e cartões de benefício, houve uma redução da taxa, chegando ao número de 2,73% ao mês. A redução foi aprovada pelo Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), no dia 11 de outubro.
Como verificar as suas taxas de juros?
Para você verificar as taxas de juros que seja mais adequada ao seu orçamento, basta acessar o Meu INSS sem a necessidade fazer o login. Na parte inferior da tela, você poderá encontrar o ícone de “Taxas de empréstimo consignado”.
Então, uma aba será aberta com uma lista de bancos e suas respectivas taxas de juros de empréstimos. Para se ter noção, antes mesmo do final do ano 6.796.060 pessoas já contratam empréstimos consignados. O valor médio dos empréstimos é sempre de R$ 4.940,48.
O número de segurados foi o maior registrado em 2018, quando 7.084,174 pessoas contrataram um empréstimo médio de R$ 9.165,53, segundo os dados da Dataprev.
Quais são as melhores dicas segundo o INSS? Primeiro, você deve analisar a sua situação financeira, depois, a redução de gastos pode ser uma boa escolha para equilibrar as suas economias. Ainda, decida um prazo para pagamento que coincidirá com o seu bolso. Busque informações com as instituições e não assine contratos sem ler.
Por fim, tenha cautela com golpes, valores muito baixos e não pague para garantir o crédito. Como o pagamento é feito diretamente do benefício, um erro pode causar grandes problemas, de acordo com o professor Gilberto Braga, economista e professor do Ibmec.