Como consultar multas do FGTS pela internet?
O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), é depositado mensalmente pelo empregador ao funcionário, com certa quantia. Esse valor, pode ser sacado pelo funcionário em casos especiais, e ser acumulada com a multa rescisória.
Nesse caso, a modalidade de multa rescisória indica um saque em que o trabalhador pode se sentir amparado em causa de demissão por justa causa ou sua aposentadoria. Assim, caso o trabalhador de regime CLT for desligado da empresa, ele pode receber a quantia de 40% ao seu saldo na conta do FGTS. O valor pode variar, de acordo com o período trabalhado e suas contribuições.
Vale ressaltar que é de responsabilidade do empregador realizar o pagamento em um período de 10 dias após a demissão. Quando o valor for depositado, o cidadão poderá sacar pelo banco Caixa Econômica Federal. Entretanto, a solicitação do valor também pode ser feita online, através do aplicativo do FGTS para Android ou iOS.
Ao baixar o aplicativo, o trabalhador deve conferir os valores, assim ele escolhe a conta bancária de sua preferência, e vale lembrar, essa conta deverá estar em seu próprio nome para realizar a transferência do valor. De acordo com a legislação, o dinheiro pode levar até 5 dias para ser transferido para a conta escolhida.
Por fim, é importante salientar que, caso queira um atendimento mais personalizado, também há a opção de consultar um profissional de contabilidade, a fim de não ter nenhum direito omitido no momento da demissão.