A Coluna Financeira é um site dinâmico e sem enrolação, com foco em cartões de crédito, financiamentos, empréstimos e programas sociais.

CadÚnico irá visitar beneficiários do Bolsa Família

Se você é beneficiário do Bolsa Família, deve ficar atento. Uma nova etapa de fiscalização do benefício está em andamento, as autoridades buscam intensificar as ações e, em breve, muitos inscritos irão receber visitas presenciais de agentes do governo. Essa é uma ação que visa garantir que, os recursos públicos estão sendo direcionados corretamente, e que não há irregularidades no recebimento.

Desse modo, as visitas tem como objetivo principal confirmar se a situação da família está conforme os requisitos estabelecidos para o recebimento dos valores do Bolsa Família. Além disso, será uma oportunidade para verificar as informações fornecidas ao CadÚnico, se são verídicas ou não. 

Em Araras, município localizado no estado de São Paulo, as equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social já estão se mobilizando para realizar as visitas. A ação é alinhada à portaria 911 do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). 

A fiscalização é focada, principalmente, nas famílias cadastradas como unipessoais, ou seja, formadas por um único membro. Segundo as normas, todos os municípios terão um limite de 16% para esse tipo de beneficiário.

Quais são os casos mais comuns?

Os principais casos para visitas são aqueles que possuem irregularidades cadastrais. Muitas vezes o beneficiário esquece de atualizar o seu cadastro no CadÚnico. Dessa forma, mudanças no núcleo familiar, como casamentos, nascimentos, falecimentos e outros motivos, devem ser informados.

Para evitar problemas maiores e um possível corte do benefício do Bolsa Família, é importante estar sempre com as informações atualizadas, procurando uma unidade do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), na sua cidade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.